5 coisas que você não deve fazer no currículo!

O currículo é a carta de apresentação profissional. Por meio dele, temos nossa vida e experiência profissional avaliadas em relação à vaga à qual se pretende concorrer. É a primeira oportunidade que um profissional tem de apresentar o seu perfil e iniciar a comunicação com a empresa que oferece o cargo que gostaria de ocupar.

Ao fazer um currículo, lembre-se que ele será lido por alguém que não conhece você, por isso é importante ser objetivo e claro no que está escrevendo.

Então, é bom ter atenção a alguns aspectos, já que equívocos podem prejudicar suas chances de conquistar a tão sonhada vaga em uma empresa. Veja abaixo o que não fazer em um currículo e evite perder a oportunidade de participar de novas entrevistas!

1. Mentir sobre qualificações ou experiências

Esse é um erro que, acima de tudo, pode manchar o seu nome profissional. Por isso, seja sincero quanto às suas experiências e qualificações. Inserir muitos dados ou tentar seduzir o contratante com falsa experiências não é uma maneira correta de agir no processo seletivo.

Além disso, mesmo que a mentira não seja detectada no início da seleção, ela pode prejudicar muito a carreira do profissional na empresa. É fácil identificar no processo seletivo quem informou conhecimento de idiomas acima do nível real, inseriu programas ou softwares que não sabe usar ou responsabilidades e funções que nunca exerceu.

2. Ser muito extenso

Muitas pessoas pecam por excesso de informação. Nas informações pessoais de seu currículo deve constar seu nome completo, endereço, data de nascimento e contatos principais, como e-mail, telefone residencial e telefone celular.

Evite endereços de e-mail com gíria, apelidos etc. Dê preferência a um e-mail que lembre o seu nome com mais facilidade. Não insira informações desnecessárias, como idade — pois a data de nascimento já constará —, redes sociais pessoais, número de identidade ou de contas bancárias.

Outro fato importante é que os selecionadores, dependendo da quantidade de currículos, têm pouco tempo para avaliá-los. Por isso, não é necessário ser detalhista e informar todas as suas qualificações. Escreva apenas aquelas que reforçarão a sua experiência voltada para o objetivo do cargo que deseja ocupar.

3. Apresentar erros de português

Como foi dito, o bom currículo é a sua apresentação profissional, por isso deve estar bem escrito. Os erros ortográficos e a desarticulação nas informações reduzem as chances de conquistar a vaga.

Dessa forma, é melhor usar o corretor ortográfico do computador e revisar atentamente o seu texto. Além disso, tenha em mãos um dicionário e confira o uso adequado das palavras ou expressões sempre que houver uma dúvida.

4. Deixar de colocar campos importantes

Determinadas informações são praticamente obrigatórias no currículo. Por isso, não deixe de adicioná-las. Os dados pessoais devem estar em primeiro lugar e, depois, organize:

  • objetivo;
  • formação;
  • qualificações;
  • experiências profissionais.

Não deixe de mencionar seus cursos profissionalizantes, explique de forma objetiva o que fez e quais foram as experiências obtidas.

Essas informações mostram seu histórico e suas qualidades profissionais. Coloque-as em ordem cronológica do mais recente para o mais antigo e sempre em concordância com a vaga concorrida.

5. Inovar demais no design

Para você ter uma boa apresentação é necessário que seu currículo esteja legível e claro para quem o lerá. Por isso, não use fontes rebuscadas e não adote muitas formas de destaque no mesmo texto como itálico, negrito e sublinhado.

Use fontes que deixem clara a sua organização. Assim, o recrutador, ao ler o seu currículo, terá mais facilidade de visualizar as informações relevantes para a avaliação.

Manter um currículo atualizado é essencial para estar sempre preparado para as demandas do mercado de trabalho. Por isso, sempre que tiver oportunidade, faça cursos para enriquecer seu currículo, pois essa é uma forma de garantir experiência e conhecimento, além de mostrar interesse e dedicação em sua área de atuação.

Ao fazer um currículo é importante estar atento às dicas acima, assim você terá uma apresentação excepcional nas oportunidades do mercado de trabalho!

Se gostou de nossas dicas, compartilhe este post nas redes sociais e mostre aos seus amigos como melhorar o currículo profissional!

2 Comentários

  1. carlos henrique de lima

    carloshlima,show de bola!!