5 lições que podem ser aprendidas com os super-heróis da Marvel!

Os filmes e as histórias em quadrinho podem ter diversas lições a serem aprendidas e que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho. Os super-heróis da Marvel são um grande exemplo disso.

Com uma série de filmes e milhares de quadrinhos publicados, há várias situações que podem servir como aprendizado para nós, meros mortais, no que diz respeito ao mercado de trabalho. Continue a leitura deste artigo e confira 5 lições que você pode aprender com os super-heróis da Marvel!

1. Esteja sempre preparado para o inesperado

Em todos os filmes dos super-heróis da Marvel podemos ver que acontece uma série de coisas que fogem do controle dos protagonistas — é justamente isso que faz com que eles tenham que se mover e lutar para consertar a situação.

Quando eles são pegos desprevenidos, as situações ficam caóticas, mas quando eles já se antecipam e se preparam estrategicamente, conseguem resolver os problemas que surgem ao longo da história.

O mesmo acontece no ambiente de trabalho: quanto mais você antecipa os problemas e se prepara para eles, melhor saberá lidar com situações difíceis, evitando o caos.

2. Saiba trabalhar em equipe

Um dos principais pontos levantados no filme “Os Vingadores” é a necessidade de trabalhar em equipe. Enquanto os personagens tentavam atuar sozinhos, cada um demonstrando as suas forças isoladamente, tudo dava errado.

A partir da morte de Phil Coulson (agente da S.H.I.E.L.D.) eles entendem que essa forma de trabalhar mais causava problemas do que gerava coisas positivas. Não importava os poderes que tinham: era necessário que os super-heróis da Marvel atuassem como equipe para não atrapalhar uns aos outros.

Essa é uma lição importante e que deve ser aprendida por todo profissional: estimular o trabalho em equipe é essencial para todos os envolvidos na área de segurança. Você pode ter colegas incríveis, mas se eles atuarem isoladamente, o risco de causarem mais prejuízos do que ganhos é muito alto.

3. Tenha senso de justiça e proteção

Uma das principais características do Capitão América é seu enorme senso de justiça e proteção acima de qualquer coisa — seus princípios nunca variam segundo as situações.

Isso deve acontecer também no ambiente de trabalho: nenhuma circunstância deve mudar os princípios de um profissional. Não há situações em que a justiça não deva prevalecer.

Se há duas pessoas envolvidas em um problema, por exemplo, é preciso ouvir as partes e definir qual delas tem razão, independentemente da sua aproximação com algum deles.

4. Orgulhe-se do seu trabalho

Por mais difícil que sejam as situações, os super-heróis estão sempre orgulhosos do seu trabalho, sabendo que estão fazendo algo em prol de mudanças positivas para a sociedade. O mesmo deve ocorrer com você no seu dia a dia: tenha orgulho do que você faz.

Tenha consciência de que as suas funções estão gerando coisas boas para aqueles que vão usufruir do seu serviço. Isso vai gerar um alívio e satisfação plena no final do dia, sabendo que você escolheu a profissão certa.

5. Entenda que a verdadeira força está em ajudar outras pessoas a encontrarem a delas

Um bom profissional é capaz de desenvolver as habilidades das pessoas ao seu redor. Um super-herói de verdade consegue fazer com que seus protegidos se sintam mais seguros de si, acreditando no próprio potencial.

É preciso ter autoconhecimento para agir dessa forma com as pessoas com quem você convive no ambiente de trabalho, desenvolvendo as habilidades delas para que consigam encontrar seus próprios superpoderes. Isso deixa os profissionais mais motivados e felizes no dia a dia!

O que achou das lições que podemos aprender com os super-heróis da Marvel? Você acrescentaria mais alguma? Deixe nos comentários e inspire outros colegas!

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