Aprenda como controlar a ansiedade para conseguir o primeiro emprego!

Não adianta muito ter um bom currículo, se na hora da entrevista o candidato não souber demonstrar suas habilidades. Em oposição, para quem nunca teve uma boa experiência para colocar no currículo, o momento da entrevista pode ser fundamental para demonstrar a preparação e a competência para assumir uma vaga. Mas, como controlar a ansiedade?

Para começo de conversa, saiba que ficar nervoso na hora de fazer uma entrevista de emprego é perfeitamente normal, afinal, trata-se de um momento importante que pode ou não garantir uma boa oportunidade.

No entanto, ansiedade e nervosismo em excesso podem ficar visíveis e atrapalhar o comportamento do candidato na frente do entrevistador. Para evitar situações constrangedoras e não queimar seu filme com a empresa, é importante manter a calma — nem que seja só na aparência.

Para ajudar nessa missão, listamos algumas dicas importantes. Confira!

Fortaleça o autoconhecimento

Antes do dia, pense um pouco sobre você. Muitos momentos em uma entrevista de emprego envolvem informações pessoais, que ajudam o entrevistador a entender como você é, quais são suas pretensões e se você se encaixa ou não no que a empresa procura.

Tire um tempo para refletir sobre sua trajetória, as escolhas profissionais que fez até agora e como elas influenciaram na sua vida. Pense sobre seus valores e sobre suas intenções para o futuro. Dessa forma, se ouvir a clássica pergunta “como você se vê daqui a cinco anos?”, chegará a uma resposta com mais facilidade.

Confie em você

Se o nervosismo bater, pare por um momento e pense: se você foi chamado para uma entrevista, é porque algo no seu currículo interessou àquela empresa. Você não estaria ali se não tivesse nada a oferecer. Pense sobre suas qualidades, e lembre-se que os defeitos podem ser trabalhados e superados. Manter a autoconfiança é essencial para afastar o nervosismo.

Seja positivo

Essa dica vale para antes, durante e depois da entrevista — é preciso manter o pensamento positivo sempre. Antes de entrar na sala, pense que o entrevistador está ali para garantir o melhor para a empresa e não para prejudicar você. Acredite que tudo correrá bem.

Durante a entrevista, seja positivo ao falar. Dê mais destaque aos seus pontos positivos e demonstre segurança. Depois, na hora de esperar pelo resultado, pense que o emprego será seu se tiver que ser. Caso não dê certo, liste o que precisa melhorar e siga em frente.

Controle a respiração

Inspire e expire profundamente duas ou três vezes antes de entrar no local. Enquanto estiver sendo entrevistado, evite falar rápido demais para não perder o fôlego. Respirar devagar ajuda a desacelerar o coração e controlar a ansiedade aparente.

Por fim, não tenha medo do entrevistador. As respostas para a maioria das perguntas são pessoais, e ninguém é melhor que você para falar sobre si mesmo. Com a preparação certa e seguindo nossas dicas de como controlar a ansiedade, sua entrevista será um sucesso.

Se o resultado não for o esperado, não desista. Certamente existem várias empresas com as quais você se identifica. Para conquistar novas oportunidades e ter mais alternativas, o ideal é buscar profissionalização e aumentar suas qualificações. É possível fazer isso com cursos rápidos e que trazem benefícios imediatos.

Gostou das dicas? Que tal compartilhar nosso texto nas suas redes sociais?

Sem Comentários