8 dicas de como fazer uma boa prova e se dar bem

Muitos estudantes de cursos de formação têm dificuldade de se preparar para as provas, que devem ser realizadas no final do período. Principalmente aqueles que retornaram às salas de aula, depois de anos longe da escola, encontram bloqueios para seguir uma rotina de estudos.

Assim, o período de provas pode se tornar uma tortura para essas pessoas, gerando um forte estresse, noites mal dormidas, falta de concentração, entre outras situações que, além de atrapalhar seus estudos, também prejudicam a sua vida pessoal.

Se esses problemas atingem você, continue a leitura e veja 8 dicas de como fazer uma boa prova para ser bem-sucedido na fase final do seu curso de formação.

1. Mantenha-se tranquilo

A tranquilidade é a primeira coisa que você deve priorizar para fazer uma boa prova. Você pode seguir todas as dicas posteriores, mas, se não tiver tranquilidade na hora de realizar a avaliação, toda a preparação vai por água abaixo.

Por isso, é importante ficar relaxado e em paz: você vai fazer o seu melhor e não é necessário desespero na hora da avaliação. O mesmo vale para os períodos de estudo: quanto mais nervoso você estiver, menos conteúdo conseguirá absorver.

2. Descanse o corpo e a mente

O descanso é parte fundamental da rotina de estudos. E isso vale tanto para o corpo (com boas horas de sono) quanto para a mente (tirando momentos para relaxar e aproveitar).

Seu cérebro só consegue absorver e processar as informações recebidas ao longo do dia, quando ele descansa. Caso contrário, a memória de curto prazo passa por problemas e, assim, você esquece as informações mais facilmente.

Além disso, os estudos não rendem quando você está extremamente cansado. Algumas pessoas até conseguem ter bons resultados na prova ao estudar até tarde, mas é sabido que esses conhecimentos são esquecidos rapidamente. E não é esse o seu objetivo, não é mesmo?

3. Faça um cronograma de estudos até o dia da prova

Organização é essencial para conseguir bons resultados na sua rotina de estudos. Uma forma de conseguir isso é por meio da realização de um cronograma.

Nele, você definirá quais serão os estudos do dia, qual conteúdo será visto e o tempo a ser dedicado a cada um dos pontos. Dessa forma, você conseguirá estudar todo o conteúdo antes da prova, sem correrias e com tempo hábil para revisar os pontos de maior dificuldade.

4. Crie uma rotina de estudos

Não basta você criar o cronograma, se não inserir o hábito em sua rotina. É essencial separar um tempo para isso, de preferência sempre no mesmo horário (quando for possível).

A rotina é uma importante aliada para condicionar seu cérebro a absorver melhor os conteúdos. Isso porque sua mente funciona como uma espécie de máquina: se você estudar sempre no mesmo horário, ele se habituará a realizar esse tipo de atividade no período escolhido, melhorando o seu rendimento em longo prazo.

Portanto, uma rotina diária de estudos é essencial para desenvolver o hábito no seu cérebro. Da mesma forma que sentimos sono perto do horário que estamos habituados a dormir, o cérebro entra em modo de “absorção de aprendizado”.

Isso ajuda a manter um maior nível de concentração, melhora os rendimentos e faz você ficar habituado a não perder dias de estudo por questões sem importância.

5. Não deixe para estudar na última hora

Um erro comum é deixar para estudar na última hora. Em primeiro lugar, isso força seu cérebro a ter que absorver grandes quantidades de conteúdo em pouco tempo. E, como se sabe, isso não é produtivo.

Há uma limitação do tempo de produtividade do cérebro para absorção de conteúdo. A partir de determinado ponto, há uma maior chance de esquecimento ou dificuldades de concentração, o que atrapalha a qualidade da sua atividade.

Em segundo lugar, imprevistos podem acontecer, reduzindo seu tempo de estudo e impedindo você de rever o conteúdo para a prova. Portanto, o ideal é realizar um cronograma com antecedência, ter uma rotina diária de estudos e considerar um tempo para fazer uma revisão do conteúdo.

6. Tire suas dúvidas durante as aulas

Nunca deixe as suas dúvidas para depois. Caso tenha alguma questão que não ficou bem entendida, é importante que você pergunte ao seu professor ou instrutor imediatamente.

Dessa forma, a dúvida não interfere na qualidade dos seus estudos, você não fica com questões em aberto que podem ser cobradas posteriormente na prova e atrapalhar seus resultados.

Portanto, não tenha vergonha, qualquer questão deve ser perguntada. Muitas vezes, a sua dúvida é a mesma dos seus colegas de curso, que também estão envergonhados demais para questionar o professor/instrutor.

7. Encontre a forma de estudar que mais rende para você

Cada pessoa tem uma forma de estudar. Algumas precisam fazer seus próprios resumos, enquanto outras conseguem absorver o conteúdo apenas lendo. Também existem aquelas que necessitam de estímulos audiovisuais.

O importante é compreender qual é o método que funciona melhor para você, que lhe mantém concentrado e focado. Faça alguns testes até encontrar aquele que lhe permita absorver melhor o conteúdo.

8. Faça anotações durante as aulas

Muitas vezes, o professor ou instrutor diz algo importante, que não está presente na apostila nem nos livros, e você não anota isso, contando que lembrará posteriormente. Porém a sua memória lhe trai e aquele dado esquecido é cobrado na prova.

Isso poderia não ter acontecido, caso você tivesse feito anotações sobre a aula para revisar posteriormente.

Além disso, outro ponto importante é que essa também é uma boa forma de assimilar conteúdo em longo prazo, auxiliando no seu processo de aprendizado.

Assim, você conseguirá explorar todo o potencial da sua mente, para conseguir as melhores notas em suas provas e uma boa aprovação no final do curso.

Saber como fazer uma boa prova é essencial para alcançar os melhores resultados. Para isso, é preciso seguir as dicas acima a fim de potencializar o seu aprendizado, retendo os conhecimentos estudados, da melhor forma possível.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe o texto com seus amigos por meio das redes sociais!

Sem Comentários