Saiba como trabalhar como segurança em grandes eventos

Trabalhar como segurança em grandes eventos é uma atividade que exige concentração, treinamento e certificação. Isso porque para em atuar em grandes lugares e proteger todos os envolvidos, é preciso preparo para aplicar medidas preventivas e repressivas dentro dos limites da lei.

Ao organizar um evento, a proteção das pessoas envolvidas é considerada prioridade. Por isso, a profissão de segurança ou vigilante ainda tem uma grande vantagem no mercado de trabalho. Acompanhe!

Conheça o mercado de trabalho para segurança em grandes eventos

De acordo com o jornal Extra, as normas do Ministério do Trabalho, no início, eram apenas uma obrigação trabalhista — muito importante desde sempre. Mas com o tempo as empresas perceberam que investir na integridade e saúde de seus funcionários também melhora a imagem da organização.

É devido a essa mentalidade que o setor da segurança é o que tem mais capacidade de resistir à crise, além de ser atraente e oferecer boas oportunidades de trabalho. Ficou interessado no assunto, mas ainda tem dúvidas sobre como trabalhar como segurança em grandes eventos? Então veja o conteúdo que separamos para você e melhore cada vez mais sua capacitação e o seu salário!

Trabalhe em grandes eventos

Segurança em estádios

O profissional de segurança em estádios é um personagem que está em campo, porém não joga e raramente é visto. Nesse trabalho é necessário cumprir uma série de exigências. Em primeiro lugar, é preciso ter o curso de formação de vigilantes, de extensão de segurança em grandes eventos e a cada dois anos fazer um curso de reciclagem.

O segurança inicia seu trabalho bem mais cedo que os jogos, duas horas antes dos portões estarem abertos para a torcida. Alguns ficam ao redor do gramado e outros na arquibancada. Nesses jogos a preocupação ocorre justamente pelo grande número de pessoas envolvidas dentro dos estádios.

O processo de revista dos torcedores deve ser mais específico, buscando objetos cortantes, armas, latas, isqueiros, guarda-chuva, mastros e bandeiras, fogos de artifícios e sinalizadores ou bebidas e alimentos em geral.

Segurança em casa noturna

O segurança contratado para trabalhar em uma casa noturna deve ser apto e estar pronto para agir da melhor forma ao executar seu trabalho, usando suas técnicas, habilidades e atitudes como medidas preventivas, de forma a garantir a segurança das pessoas no evento e dos organizadores.

É importante sempre pensar no bem-estar comum e ficar atento às instalações, verificar se as sinalizações nos locais de acesso proibido ao público estão adequadas e se as medidas tomadas para evitar ações mal intencionadas estão completas.

Conheça as normas de segurança

Várias habilidades devem ser focadas no treinamento, como o respeito aos direitos humanos e a promoção à igualdade racial. Esses são aspectos que, apesar de parecerem claros e aplicáveis ao cotidiano, devem ser estudados também em seus pormenores.

Isso para que o segurança saiba como argumentar e agir em relação ao agressor. São leis gerais que devem ser seguidas em qualquer ação. Outro ponto é conhecer as normas de segurança da casa. É importante que o segurança não transmita dúvidas em suas ações, afinal, normas devem ser respeitadas por todos para que a ordem seja garantida.

Trabalhe para uma empresa certificada

Apenas trabalhando para uma empresa certificada é possível ter a garantia da própria segurança. Por isso, é importante encontrar uma organização que:

  • mantenha uma relação positiva com os sindicatos dos trabalhadores;
  • tenha uma boa participação no mercado de trabalho;
  • busque sempre aprimorar o controle de cursos em acidentes;
  • demonstre uma atuação cuidadosa e tenha responsabilidade social.

Esses são aspectos importantes para quem deseja trabalhar na área de segurança com o máximo de cuidado para si e para os outros envolvidos, oferecendo um serviço de qualidade em todos os sentidos, tanto profissional quanto pessoal.

Faça um curso profissionalizante

O segurança tem grandes responsabilidades na prevenção de acidentes e preservação do ambiente. Por isso, aplicar suas técnicas com precisão e agilidade são características que serão aprendidas com um bom treinamento em uma escola adequada. Logo, é preciso saber:

  • como se precaver;
  • quais medidas tomar diante de um ataque;
  • quais as normas de segurança;
  • aplicação de defesa pessoal;
  • relações humanas no trabalho.

O investimento em um curso profissionalizante pode trazer grandes benefícios para seu trabalho, além de mais segurança e confiança para si próprio. São várias pessoas envolvidas em ambientes de festas ou jogos, então, é preciso treinamento para que sua função seja bem executada.

Identifique o público a ser protegido

Quando trabalhamos com um grande público é preciso entendê-lo, só assim você saberá o que o aguarda. Por exemplo, quando o trabalho for realizado em casas noturnas e envolver o consumo de álcool, provavelmente ocorrerão problemas na noite. E para isso, existem estratégias de comunicação e abordagem usadas com persuasão sobre o agressor, com o objetivo de mantê-lo longe de problemas.

Mesmo que no local seja proibido o consumo de álcool, e aparentemente não tenha tantos problemas, se envolver a disputa entre times ou torcedores, é importante estar preparado para lidar com algumas confusões devido a exaltação e rivalidade do público.

Já se você estiver como um segurança de um grande seminário ou congresso, os problemas poderão ser menores, mas é preciso ficar atento às complicações técnicas, como a eletricidade, fios de alta-tensão e os aparelhos utilizados pelos participantes.

São aspectos como esses que devem ser observados e que deixam você preparado para não ser surpreendido por situações adversas.

Conheça a casa onde trabalhará

Todo local que preza pela segurança de seus frequentadores não deixa de lado questões que garantam a segurança e a eficiência das festas. O Ministério Público já traz exigências para essas casas.

Então, garanta que o local que você trabalhará tenha um Alvará de Funcionamento dentro da validade, proteção contra incêndios, saída de emergência e determinação de quantos participantes o local suporta. A precaução é a melhor forma de iniciar o seu serviço!

Também é importante fazer uma verificação dos equipamentos que serão utilizados em seu trabalho. E garanta que os espaços que não possam ser acessados pelos frequentadores tenham sinalização, assim como as saídas de emergência.

Notou que para trabalhar na segurança em grandes eventos é preciso dedicação e algumas regras que garantam a própria segurança? Confira mais um de nossos posts — Segurança de aeroporto: o que fazer para iniciar nessa carreira? — e continue aprendendo!

6 Comentários

  1. Informação valiosa. Para minha sorte que achei o seu website por sorte, e estou muito alegre com o que eu encontrei aqui. Felicidades abraço.

    https://consertoseinstalacoes.com/

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo.

      Estamos a disposição para melhor atendê-lo sempre!

  2. Tinisha Darakjian

    Texto bacana. Eu acabei de achar o seu site e queria falar que de fato os seus posts são sensacionais. Felicidades abraço.

    https://consertoseinstalacoes.com/O-segredo-das-lavadoras/

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo.

      Estamos a disposição para melhor atendê-lo sempre!

  3. Texto bacana. Eu acabei de localizar o seu website e gostaria de falar que de fato os seus artigos são maravilhosos. Felicidades abraço.

    https://vivendocertocomsaude.com/como-parar-de-fumar-definitivamente/

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo.

      Estamos a disposição para melhor atendê-lo sempre!