Conheça as maiores empresas de segurança do Brasil

O setor de segurança no Brasil é muito extenso. Entre milhares de empresas que atuam em todo país, algumas se destacam. Para entender importância dessa área no território nacional, temos que entender como surgiu esse mercado e como ele funciona.

Se você está curioso para saber sobre o funcionamento deste grande setor e conhecer as maiores empresas de segurança do Brasil, continue a leitura que vamos apresentar!

A história da segurança privada no Brasil

Durante o período dos governos militares, as forças de segurança pública foram direcionadas ao combate de grupos subversivos, graças ao aumento no número de assaltos à mão armada, principalmente a bancos e instituições financeiras.

Para controlar esse cenário de crise, o país estabeleceu diretrizes para a implantação da segurança privada no Brasil.

Em 1969, por meio de um decreto do governo, criou-se a legislação sobre segurança privada. Nessa época, houve a determinação de que os bancos deveriam fazer a própria segurança no interior das agências, além de proteger o transporte de valores.

Desde então, a legislação se atualizou. A segurança privada deixou de ser restrita apenas aos bancos e passou a ser estendida para propriedades públicas e privadas, escolta de cargas e para a proteção pessoal.

Na época, as principais características do perfil de vigilantes era, além da passagem militar, a baixa escolaridade, a falta de estrutura nas empresas privadas e ausência de direitos. Com a redemocratização e a retomada do sindicalismo, a primeira Associação Profissional foi criada, em 1976.

Em 1983 foi promulgada a lei de número 7.102, que regulamentou as atividades de segurança privada em todo país. Na lei estão as normas para o funcionamento das empresas privadas interessadas em entrar no ramo dos serviços de segurança, vigilância, proteção e escolta.

A partir de 1985, as associações tornaram-se sindicatos. Por conta da forte capacidade de articulação regional e nacional, em 1992, foi criada a Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV-PS), atuando na mobilização da classe, no acompanhamento das necessidades da categoria, entre outras ações.

Hoje em dia, por conta do aumento da criminalidade no Brasil, a demanda pelos serviços de segurança privada aumentaram. Os principais serviços oferecidos e solicitados pelas empresas são de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança em grandes eventos e segurança pessoal.

A segurança privada pelo Brasil

No Brasil, segundo o último estudo levantado pela Fenavist, 2.561 empresas estão autorizadas pela Polícia Federal a exercer as funções no sistema de segurança privada e oferecer cursos de formação de vigilantes. Os dados são referentes ao ano de 2016. Em comparação com o ano anterior, houve uma queda de 0,8%.

Esse é o perfil no âmbito nacional, porém, cada região do país apresenta suas próprias especificidades. O período de análise será referente a 2016.

Norte

Com 7 estados que somam quase 17 milhões de habitantes, a região tem registradas 197 empresas que atuam dentro do setor. Esse número significa 7,7% das instituições registradas no país.

Nordeste

Com mais de 55 milhões de habitantes espalhados por nove estados, a região tem 594 empresas registradas para operar em algum serviço de segurança privada. Em porcentagem, significa 21,4% do total nacional — sendo assim, a segunda região com a maior concentração de empresas do país.

Centro-Oeste

Com pouco mais de 14 milhões de habitantes, a região menos populosa do país — composta por 3 estados e o Distrito Federal —, a região é a segunda com menor número de empresas registradas nas atividades de segurança privada do país. Segundo o estudo, 291 empresa estão localizadas na região. Ao todo, o valor representa 11,4% do montante nacional.

Sudeste

Com cerca de 85 milhões de habitantes distribuídos em 4 estados, a região mais populosa do país é a que apresenta o maior número de empresas da área. Com 1.012 instituições autorizadas, o sudeste tem 39,5% de todas as empresas que operam no setor.

Por ser a maior região do Brasil, o sudeste concentra o maior número de empresas não só de vigilância, mas também de transporte de valores e cursos de formação. Segundo o estudo da Fenavist, o estado de São Paulo, sozinho, representa aproximadamente 58% do total de empresas.

Sul

Formada por três estados, a região sul é a terceira do Brasil, com 512 empresas registradas. Esse valor representa 20% das 2.561 instituições localizadas pelo país.

Em 2016, de todas as empresas autorizadas a exercer funções de segurança privada — isso exclui cursos de vigilância que não estão autorizados por lei a executar tais funções —, 50% atua, exclusivamente, com vigilância patrimonial. Do total, apenas 9,55% está autorizada a prestar serviços em conjunto de vigilância, transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal.

É importante ressaltar que esses dados são para entender a concorrência que será enfrentada pelas empresas, e como o mercado pode ser encarado por quem quer entrar na profissão.

As maiores empresas de segurança do Brasil

Entre as 19 mil empresas do país, há uma que se destaca: o Grupo Protege. Fundada em 1971, o grupo é o principal nome da segurança no Brasil.

Em 2008, a Protege foi eleita a melhor empresa do setor de transportes do país, diante de outros grandes nomes dos segmentos de segurança, logística e aviação. A premiação realizada pela revista Exame é considerada a mais respeitada do mercado corporativo brasileiro. Na premiação, são apresentadas as 500 maiores empresas do país, segundo os critérios da equipe de seleção.

A empresa oferece serviços de logística de valores, vigilância, tesouraria, formação de vigilantes, serviços auxiliares de transporte aéreo, entre outros. Além disso, a empresa trabalha com ações com seus colaboradores e com a comunidade.

Mas não é só a Protege que está com força no mercado nacional. A G4S, maior empresa de segurança do mundo, chegou ao mercado brasileiro ao aproveitar o boom esportivo do país. A empresa comprou uma grande porcentagem da Plantech, líder nacional em sistemas de segurança e também da Instalarme.

O objetivo das empresas é aproveitar o crescimento do mercado brasileiro e se expandir a largos passos. O Brasil tem o quinto maior mercado de segurança do mundo.

Agora que você já conhece um pouco sobre as maiores empresas de segurança do Brasil e a sua história, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam este incrível setor!

12 Comentários

  1. Sidney Gomes de Araújo

    Escola Brasil de segurança é a melhor do mercado só não concordo com sua doutrina… que ela adora o Brasil acima de tudo… sabendo eles que acima de tudo só tem um o SENHOR JESUS que se fez carne e sofreu até sua crucificação na cruz por causa de todos nós pecadores…

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Estamos sempre buscando a qualidade em nossos serviços, desde o atendimento até o a formação final do vigilante.

      • Cristiano Dias dos Santos

        meu Deus e isso e vigilante ? Joga flores no ldrao? Brasilllll acima de tudo abaixo de Deus. selvaaaaaaaaa.

        • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

          Bom dia,

          O vigilante é um profissional para atuar principalmente na prevenção de atitudes criminosas em propriedades particulares e instituições públicas quando necessária.

          Maiores informações:
          (31) 3201-0708
          (31) 98445-2427

      • Como faço pra deixar um curriculo com Vcs??

        • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

          Bom dia,

          Você pode enviar para atendimento@ebseg.com.br.

          Estaremos registrando seu currículo em nosso banco de dados, e tendo oportunidade junto as empresas encaminhamos nossa relação.

          Lembramos que o processo de recrutamento, seleção e contratação é de total responsabilidade das empresas.

          Mais informações:
          (31) 3201-0708
          (31) 98445-2427

  2. Deise Sotero dos santos

    Estou desempregada e presidindo muito do imprego tem o curso

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Você já fez o curso de Formação de Vigilante?

      Se interessou pela área?

      Entre em contato conosco e saiba mais!
      (31) 3201-0708
      (31) 98445-2427

      • tenho o curso de vigilante ja fiz a reciclagem tenho a maior vontade de entra na area mas ate hoje nao conseguir uma oportunidade

        • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

          Bom dia,

          Não desista, persista!

          As oportunidades aparecem para quem está preparado! Não deixe de estar sempre pronto, e qualifique-se cada vez mais.

          Você pode enviar seu currículo para: atendimento@ebseg.com.br. Estaremos registrando seu currículo em nosso banco de dados, e tendo oportunidade junto as empresas encaminhamos nossa relação.

          Lembramos que o processo de recrutamento, seleção e contratação é de total responsabilidade das empresas.

          Mais informações:
          (31) 3201-0708
          (31) 98445-2427

          • A Anyvision, empresa israelense líder mundial em Biometria e Inteligência Artificial pode prover segurança física através de reconhecimento facial, rastrear pessoas indesejadas utilizando vídeos de sistemas convencionais de CCTV, detectar armas e outros objetos em vídeos, carros, placas de carros, corpo de pessoas, estou `a disposição, Geraldo Sanga – 011 98414 8838

          • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

            Bom dia,

            Iremos registrar sobre este assunto para futuras pontuações.