Em busca de dicas para entrevista de emprego? Confira as melhores aqui!

Com a crise financeira que assola o Brasil, conseguir uma entrevista de emprego pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Por isso, estar preparado é fundamental para aumentar suas chances de conseguir uma recolocação profissional — e algumas dicas para entrevista de emprego podem ser muito úteis nessa hora!

Para se sair bem nas entrevistas, além de manter o controle emocional, é preciso pensar em como se expressar para se destacar de seus concorrentes. Pensando nisso, separamos dicas para entrevista de emprego para você ir mais confiante para esse momento tão importante. Acompanhe!

Pesquise sobre a empresa

Demonstrar conhecimento sobre a empresa em que você deseja trabalhar é um diferencial competitivo importante avaliado pelas organizações. Por isso, faça uma pesquisa no site da instituição, consultando informações como a história da organização, sua missão, visão e valores, o segmento de atuação no mercado e outras informações que achar relevante, e também pertinente para o cargo.

Ao chegar bem informado para a entrevista, você demonstra que está interessado na vaga e realmente deseja trabalhar na empresa. Isso é um ponto de grande relevância no processo de seleção e o torna mais preparado para as próximas fases da seleção.

Fique atento ao horário e seja pontual

É muito importante você ficar atento ao horário da entrevista, pois também está sendo avaliado nesse momento. Chegar atrasado demostra desrespeito e falta de organização, sendo muito prejudicial para a sua imagem enquanto profissional.

Assim, uma boa dica é confirmar a data e o local da entrevista para não haver erro. Saia de casa com antecedência para evitar atrasos provocados pelo trânsito ou outras circunstâncias não previstas.

Esteja atento ao seu vestuário

A sua imagem profissional também está relacionada à forma como você se veste. Não precisa abrir mão da sua personalidade, mas é importante estar atento à escolha do figuro com o qual você vai se apresentar para a entrevista de emprego.

Sempre tenha em mente que essa é uma situação profissional e, nesse caso, existem regras que devem ser observadas e seguidas. Portanto, seu vestuário deve estar adequado de acordo com a cultura da empresa.

Algumas organizações são mais flexíveis, outras mais rígidas e exigentes. Dessa forma, informe-se antes para não errar na hora de se apresentar! Caso ainda fique com dúvida, escolha o visual básico: barba bem-feita, cabelo cortado, roupa limpa e passada, e sapatos fechados.

Fique atento à sua comunicação oral

Fazer o uso de linguagem informal durante a entrevista pode derrubar você na hora da entrevista. É importante evitar gírias e ficar atento ao vocabulário para não errar no português.

Calma! Você não precisa se preocupar em decorar um linguajar formal e cheio de citações fora da sua realidade, mas deve evitar expressões e gírias como “e aí, mano”, “tipo”, “aí, sim”, “é nóis”, por exemplo. É importante, também, sempre falar olhando nos olhos do recrutador para transmitir confiança.

Seja verdadeiro

Não caia na armadilha de colocar falsas experiências no seu currículo ou inventar situações durante a entrevista para favorecer a contratação. Além de não ser honesto da sua parte, é bem provável que em algum momento você caia em contradição. Os recrutadores são treinados para identificar essas situações e você pode perder uma oportunidade por não ser verdadeiro naquele momento.

Além disso, é fácil verificar seus antecedentes ligando para as empresas que você registrou no currículo. Dessa forma, ser transparente e verdadeiro é a melhor alternativa para se conquistar uma recolocação no mercado de trabalho.

Esteja preparado para responder questões que sempre aparecem

Algumas perguntas são recorrentes em uma entrevista de emprego como “fale-me sobre uma situação difícil que tenha enfrentado”, “diga três qualidades e três defeitos”, “quais foram as suas conquistas até agora?”, “como você se vê daqui a cinco anos”.

Não é que você tenha de ensaiar as respostas, mas é importante pensar em alternativas para chegar mais confiante na hora da entrevista e demonstrar organização em sua fala caso seja perguntado sobre essas questões.

Seja você mesmo

A ansiedade em excesso tira muita gente dos processos seletivos, principalmente quando você tenta interpretar um papel durante a entrevista. O ideal e esperado pelos entrevistadores é que você converse de forma natural, sem forçar situações, e aja de forma espontânea.

Além disso, é preciso ter foco e ser objetivo em suas respostas, deixando claro quais são seus conhecimentos, habilidades e quais atitudes é capaz de tomar para somar no desenvolvimento da empresa.

Conheça bem o seu currículo

Esteja preparado para responder a questões relacionadas às passagens profissionais que você destacou no currículo. Assim, pense em que a sua vivência profissional pode agregar valor à empresa.

Isso é um excelente diferencial competitivo para você e, a partir da descrição da vaga em aberto, relacione para o entrevistador a sua experiência e o que a empresa está procurando. Ao fazer isso suas chances de ser contratado se tornam maiores!

Esteja preparado para fazer perguntas

Muitos candidatos acham que a entrevista de emprego é só responder ao que está sendo questionado, mas na verdade é uma via de mão dupla. Fazer perguntas ao entrevistador demostra interesse por parte do candidato, além de expressar uma boa habilidade de comunicação.

Mas cuidado: não faça perguntas de cunho particular ao entrevistador ou qualquer outra que fuja do contexto profissional. Aproveite a pesquisa inicial sobre a empresa e elabore seu roteiro de dúvidas a partir daí.

Finalmente, atente às suas referências profissionais e também aos seus perfis na internet. Fique atento ao que posta e compartilha, pois é possível que o entrevistador pesquise o que você anda fazendo por lá. Evite postar fotos com roupas de praia que mostrem demais, firam os direitos humanos, fotos em que você esteja fora do seu estado de lucidez etc.

Além disso, na hora da entrevista, é importante ser coerente com seu perfil virtual. Não diga, por exemplo, que não ingere bebida alcoólica, se já postou uma foto que prova o contrário.

Se você gostou deste artigo sobre dicas para entrevista de emprego, curta nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!

Sem Comentários