Dinâmica de grupo: entenda como se destacar e conseguir a vaga

As dinâmicas de grupo são bastante comuns em processos seletivos e o candidato precisa estar preparado para desenvolver os exercícios e se destacar diante dos concorrentes.

Ao abrir um recrutamento e seleção a empresa faz um levantamento de perfil do candidato, realiza a análise de currículo, observa conhecimentos técnicos, a formação educacional, como cursos profissionalizantes, graduações e outras qualificações relevantes.

A dinâmica de grupo é um processo investigativo que confirma as informações descritas no curriculum vitae. Além disso, são observadas competências, como trabalho em equipe, proatividade e saber lidar com pressão, portanto, as aptidões básicas necessárias para o cargo.

Por isso, na dinâmica de grupo o recrutador precisa posicionar o candidato em situações específicas para conhecer suas relações interpessoais em contextos inesperados. Assim, o recrutador perceberá se essas competências são qualidades presentes no candidato da vaga.

Então, se você quer aprender como se preparar para esse momento, veja as nossas dicas e destaque-se em relação aos demais candidatos. Confira!

Use pontos fortes a seu favor

Seja você mesmo e faça uma auto avaliação. Analise seus pontos fortes e procure usá-los a seu favor. Por exemplo, se você é uma pessoa estratégica, use esse artifício para se organizar e auxiliar os outros participantes. Já se você é uma pessoa que tem uma boa condução de grupo, prontifique-se em liderar a equipe.

É importante não ver colegas da dinâmica como competidores, mas, sim, como membros de um grupo. Portanto, seja cooperativo e analise o que pode ser interessante de aprender com os outros participantes.

Tenha atenção no recrutador e nos demais participantes

Tenha muita atenção às instruções da tarefa e use seu senso crítico. Não baseie suas ações em “achismos”. Atente-se aos fatos e ao desenvolver da dinâmica. Alguns desafios podem apresentar mais de uma solução, apesar de parecerem complexos. Perceba como os participantes interagem entre si para chegar a uma decisão.

A habilidade de comunicação é um fator que faz a diferença nesse momento. É assim que a empresa poderá conhecê-lo, por meio da sua movimentação, buscando manter uma postura formal, não aderindo a gírias no vocabulário e demonstrando compreensão pelo tema proposto na dinâmica.

Tenha a iniciativa e seja participativo

É muito importante que você se insira no contexto e participe, mas é preciso perceber o equilíbrio. Busque o espaço adequado para participar, com uma posição confortável. Essa característica é diferente de você “brigar” para ter voz, é preciso conquistar.

Um exemplo, se o recrutador pergunta “quem gostaria de iniciar?”, é uma postura positiva do candidato se prontificar e iniciar, seja falando sobre si, sua experiência profissional ou a respeito da atividade designada. Portanto, são atitudes simples que você pode colocar em prática e ser bem avaliado.

Mostre habilidades de liderança

Outra forma de conseguir um papel de destaque é alcançar a liderança do grupo e influenciar os demais participantes. Por isso, ouça os outros candidatos, concorde com alguns objetivos e posicione-se. Encontre os pontos positivos no grupo e conduza-os de forma que eles sigam suas ideias.

Nesse momento é importante ser flexível e saber trabalhar em equipe para que a liderança seja exercida de forma bem fluida. Saber trabalhar bem nessas situações é um grande diferencial.

Mantenha a tranquilidade durante todo o processo

Uma característica muito natural entre os candidatos é haver nervosismo e ansiedade antes da dinâmica. Por isso, respire fundo, tente falar de uma maneira que todos o compreendam e mantenha o controle emocional. Não tenha atenção no fato de você estar sendo observado e avaliado pelos recrutadores. Haja naturalmente e valorize esse momento.

Para se tranquilizar tenha em mente que não só a empresa aprenderá sobre seu perfil profissional, como você também aprenderá muito com suas ações e seu resultado. Perceba em qual situação você se sentiu mais seguro ou não esteve tão certo de suas ações. Encare essa avaliação como uma oportunidade.

Estude a empresa em que você está buscando a vaga, conheça os objetivos dessa organização e tente imaginar o que ela procura em um profissional. Dinâmica de grupo é um processo positivo, então se quer saber mais sobre esse assunto siga-nos nas redes sociais e encontre as oportunidades necessárias para seu crescimento.

Sem Comentários