Escola de segurança: como escolher a sua?

Entrar para a área de segurança é uma opção para aqueles que desejam mudar de carreira, melhorar a qualidade de vida e garantir uma maior rentabilidade em uma área que está em constante expansão.

Porém, para começar os primeiros passos profissionais nessa área a pessoa deverá entrar em um curso de formação em uma empresa credenciada para que possa atuar. Não basta escolher um local certificado, é necessário escolher o melhor local, capaz de proporcionar a melhor experiência.

Essa decisão impacta consideravelmente a sua carreira profissional. Continue lendo, saiba como isso ocorre e veja como escolher a melhor escola de segurança, certificando-se de que construirá uma boa trajetória profissional.

Qual o impacto da escolha da escola de segurança para sua carreira?

Em primeiro lugar, é essencial que você tenha noção do impacto que essa decisão tem em seu caminho como segurança. Assim terá consciência de que é necessário ter cuidado e maturidade para realizar essa escolha.

Quem decide trabalhar com a área de segurança sabe que está exposto a diversos riscos em sua rotina de trabalho: estresse, problemas de segurança, atenção constante, exposição à materiais e situações perigosas, ter de se preocupar com sua própria segurança e a das pessoas ao redor do patrimônio protegido, entre outros.

Por isso, é essencial aprender as melhores técnicas, a como lidar com as situações adversas, ter inteligência emocional para trabalhar adequadamente e saber como se defender em caso de perigo ou de ação de criminosos.

Além disso, uma boa escola vai auxiliá-lo a ter uma visão mais humanizada da profissão, garantindo que você não só será um bom vigilante no que concerne às técnicas utilizadas na execução do trabalho, mas também que prestará um bom serviço, sem causar transtornos para a empresa contratante e para as pessoas ao redor.

Por fim, por ser um mercado em alta, são formados cada vez mais profissionais. Assim, há uma maior tendência que as empresas especializadas escolham aqueles que foram treinados e aprenderam com os melhores instituições de ensino.

Como escolher a melhor escola de segurança?

Agora que você sabe o quanto é essencial fazer a melhor escolha, vem a pergunta mais importante de todas: como avaliar qual é a escola de segurança ideal para mim?

Há alguns parâmetros que devem ser avaliados e que são bons indicadores da qualidade do local. Conheça os principais deles e utilize-os ao prospectar as escolas de segurança.

Verifique a estrutura do local

Para que um curso de vigilante seja eficiente e capaz de gerar bons profissionais é importante que haja uma estrutura adequada para proporcionar o conhecimento necessário para a atuação profissional.

Isso porque há questões como defesa pessoal, técnicas de imobilização, treinamento de manuseio de armas de fogo, entre outros. Se o local não está preparado para isso, pode ocorrer a formação de um profissional despreparado.

Os riscos com isso são imperícia no manuseio de armas, um profissional mais inseguro, maior risco de erros na prática profissional e, a depender da situação e da gravidade, pode-se gerar até mesmo implicações judiciais futuras.

Assim, conheça os stands de tiros, verifique o armamento disponível para o treinamento, conheça o espaço para as aulas de defesa pessoal, verifique as apostilas, entre outros.

Converse com ex-alunos

Um ponto interessante para saber se o curso é bom ou não é ouvir a avaliação daqueles que se formaram no local. Assim saberá se os conhecimentos passados realmente foram úteis ou se a pessoa encontrou dificuldades nas práticas profissionais durante sua carreira.

Também é importante verificar essa informação com vários alunos, já que as percepções são subjetivas. Assim, poderá ver qual é a percepção dominante e saber se há problemas que possam comprometer a sua vida profissional.

Conheça o corpo docente

Outro bom ponto a ser avaliado é o corpo docente. Os professores que ministrarão os cursos precisam ter domínio do que ensinarão, serem verdadeiros especialistas e, principalmente, serem capazes de ensinar aquilo que sabem.

Assim, verifique o currículo dos professores, veja seu tempo de atuação, com o que já trabalharam, se são experientes na área de vigilância. Também peça, se possível, para assistir alguma aula para avaliar a didática de um dos professores, verificando se ele sabe transmitir o conteúdo que domina.

Teste o atendimento do local

Uma boa escola de segurança não trabalha apenas com a formação de bons profissionais: ela enxerga o aluno de forma humanizada. E, assim, o atendimento é parte importante deste processo.

Lembre-se que, muitas vezes, é necessário recorrer ao atendimento para esclarecer alguma dúvida ou resolver alguma situação, bem como para obter celeridade no processo de obtenção do seu certificado ao final do curso de formação.

Veja a reputação da escola no mercado

Como a sua escola é vista no mercado? Os profissionais da área e as empresas de vigilância reconhecem a qualidade dela? Ou ela é vista como um local fraco no quesito de ensino e formação?

Isso é importante, pois ter a formação apenas não basta: é importante que os seus futuros contratantes sintam confiança no seu trabalho para que possam escolher você em vez de outros concorrentes. E isso só é possível escolhendo escolas com bom tempo de mercado e amplamente reconhecidas.

Verifique se há alguma reclamação sobre ela

Uma vantagem do atual momento é a possibilidade de verificar se há alguma reclamação sobre as empresas em sites especializados e em redes sociais. Assim, verifique avaliações, se há algum tipo de contestação ou até mesmo ações judiciais em aberto.

A depender do caso, este pode ser um bom indicativo de que é melhor fugir da escola ou, caso não tenha qualquer tipo de problema, da lisura do estabelecimento.

Por meio dos parâmetros que falamos acima, você estará muito mais seguro de fazer a escolha certa e começar a construir uma carreira de sucesso na área de segurança.

Quer conhecer uma boa escola, com bons professores e que ofereça a melhor estrutura para fazer de você um bom segurança, capaz de trabalhar bem, proporcionando um serviço de qualidade para os seus contratantes?

Conheça a Escola Brasil de Segurança, com 10 anos de experiência no mercado e com uma reputação impecável, formando os melhores profissionais para atuarem nas mais diversas áreas de vigilância.

Ficou interessado? Mande uma mensagem e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Sem Comentários