O que é empregabilidade e como avaliar a sua?

Se você está interessado em realizar cursos de formação na área de segurança, é porque deseja mudar de área e conquistar um emprego mais atrativo — ou, em alguns casos, até mesmo a primeira oportunidade, não é mesmo?

Porém, é importante verificar a sua atual situação no mercado para saber se, ao concluir o curso, as chances de conseguir o seu emprego são altas ou se é preciso se dedicar, ainda, a outras atividades para potencializar sua oportunidade no mercado.

Há um conceito importante que, quando aplicado, auxilia você a identificar se está com um bom posicionamento no mercado ou se é preciso potencializar seu currículo e posicionamento no mercado: empregabilidade.

Continue lendo e saiba o que é empregabilidade, descubra sua importância, como avaliá-la e saiba como aumentá-la por meio de dicas imperdíveis.

O que é empregabilidade e sua importância

A empregabilidade é um conceito que abrange o conjunto de conhecimentos de um profissional, que o tornam mais apto para uma vaga de emprego na sua respectiva área. Ele abrange tanto os pontos técnicos quanto os comportamentais, já que ambos são importantes para a constituição de um bom profissional, independentemente da área.

É um conceito importante, pois evidencia se a pessoa tem as habilidades e competências exigidas pelo mercado para atuar na função desejada e, assim, se destacar em processos seletivos e conseguir as melhores vagas para a sua área de atuação.

Esse conceito é importante pois, cada vez mais os setores de recrutamento estão exigentes com o perfil de funcionários que desejam contratar. Competência, experiência, conhecimento, áreas, valores, princípios, condutas e comportamento são pontos cada vez mais avaliados pelos setores de RH.

Um único deslize em um destes pontos pode fazer com que você perca uma vaga sensacional na área que deseja trabalhar. Portanto, é imprescindível conhecer seus pontos fortes e fracos na empregabilidade e saber como potencializar suas competências

Então, por exemplo, para quem deseja trabalhar na área de segurança, é essencial ter um bom conhecimento, com um curso de formação excelente, saber ser resiliente, ter boa capacidade de observação, ter perícia no manuseio dos equipamentos, ser atento, prestativo, observador, entre outras características.

Avaliando sua empregabilidade e verificando sua atual situação

Ok, mas como conseguir avaliar a sua empregabilidade e saber se você está apto para se destacar nos processos seletivos e conquistar a sua vaga dos sonhos? Afinal, é preciso olhar para isso de forma objetiva, de forma a conseguir identificar o que precisa ser melhorado e o que pode ser potencializado a curto e longo prazo.

Como fazer isso e descobrir se você é uma pessoa cobiçada pelo mercado? Vamos ajudar você nesse processo. Algumas das formas mais comuns de realizar isso é:

  • participe de processos seletivos e peça feedbacks para entender o que o mercado tem procurado na sua área;
  • acompanhe palestras da área de atuação que mostrem as atualizações da área de segurança, de forma a verificar se você está enquadrado nessa situação;
  • verifique quais são os pré-requisitos exigidos nos processos de seleção para sua área (eles indicam o que o mercado de vigilância tem procurado para o setor);
  • participe das associações dos profissionais de vigilância e debata com seus colegas de trabalho quais são as tendências e exigências da área;
  • leia blogs e materiais sobre o tema, verificando se você possui o que está sendo discutido.

Faça uma lista com tudo que está sendo discutido e debatido e realize uma checklist de autoavaliação, verificando quais habilidades e competências você possui e quais precisam ser desenvolvidas. Assim, terá consciência do que falta para se tornar um profissional cobiçado pelos contratantes da área de vigilância.

Aumentando sua empregabilidade por meio de dicas imperdíveis

Você realizou a sua autoavaliação, verificou que ainda há pontos a melhorar para potencializar a sua empregabilidade, mas como resolver isso? Como se tornar um profissional melhor e conseguir ser disputado pelas empresas contratantes do mercado? Confira essas dicas, implemente-as em sua vida e conquiste a sua vaga dos sonhos o quanto antes.

Continue estudando

Realizar apenas o curso de formação de vigilante não é o suficiente. Por mais que ele ofereça toda a estrutura para você exercer sua função na área, é importante ir além e aperfeiçoar seus conhecimentos. Continuar estudando é sinal, para os recrutadores, de que você quer ser o melhor no que faz. E cursos complementares são ótimos para aperfeiçoar técnicas importantes para o dia a dia da função de vigilância.

Por exemplo, um curso complementar de tiro pode potencializar sua perícia no manuseio de armas de fogo, fazendo com que, em caso de problemas, ocorra menos chances de um acidente com pessoas ao redor.

Isso é bom para você, que se torna um segurança mais correto e preciso na execução de suas atividades, e também é essencial para a empresa, que contratará um funcionário com maior perícia no manejo de armas de fogo, evitando possíveis prejuízos posteriores.

Faça desenvolvimento pessoal

O conhecimento técnico não basta para nenhuma área, sendo necessário o desenvolvimento pessoal. No setor de segurança, esse ponto é fundamental para torná-lo um melhor profissional.

Isto porque o profissional lida constantemente com situações de risco e estresse, de forma a ser imprescindível saber lidar com maturidade, responsabilidade e de forma racional com os mais diferentes tipos de situações.

Além disso, precisa ter uma conduta respeitosa, com princípios e de forma ética na execução do trabalho, já que o vigilante tem contato constante com outas pessoas em sua rotina.

Faça networking

Um valor importante e que auxilia nas chances de conseguir um novo emprego é a realização de networking. Quanto mais pessoas você conhecer, maiores serão as possibilidades de ser indicado para uma vaga mais atrativa.

Por exemplo, se você tem vários amigos da área de segurança, um deles pode indicar você para um trabalho maior, como proteção de megaeventos.

Assim, mantenha esses laços com colegas de trabalho e pessoas que trabalham em locais que podem ser seus futuros empregadores. Isso gera valor para a sua carreira profissional, além de permitir aprender um pouco mais com essas pessoas.

Vá a eventos da área

Para se atualizar sobre discussões importantes e aprofundar seus conhecimentos, é imprescindível ir a eventos da área. Feiras do setor de segurança, congressos, palestras, tudo isso é de grande importância para seu crescimento profissional.

E não se limite apenas aos conhecimentos técnicos: vá a eventos de desenvolvimento pessoal também. Ambos serão essenciais para a melhora da sua empregabilidade.

Agora que você sabe o que é empregabilidade, é hora de avaliar o seu perfil profissional e potencializá-lo, para conseguir se destacar e construir uma carreira de sucesso.

Quer mais dicas de como ser um melhor vigilante e conquistar melhor posicionamento no mercado? Assine nossa newsletter e receba todas as informações diretamente em seu e-mail.

Sem Comentários