O que não fazer em uma entrevista de emprego? Veja nossas dicas!

Você enviou seu currículo para uma vaga em uma empresa que gostaria muito de trabalhar. Pouco tempo depois, foi convidado para uma entrevista, mas está com medo de não ser aprovado, mais uma vez, pois está desempregado há muito tempo e as experiências nas entrevistas anteriores não foram positivas.

Para melhorar sua próxima avaliação, antes de mais nada, tente lembrar e anotar tudo o que aconteceu nos processos anteriores que talvez o tenham prejudicado, seja sincero consigo mesmo e assim, eliminar possíveis erros. É muito importante que você saiba o que não fazer em uma entrevista de emprego, pois a concorrência é grande e estar preparado é fundamental.

Neste texto, vamos dar 6 dicas do que não fazer quando for chamado para uma entrevista e aumentar suas chances de retornar ao mercado de trabalho o quanto antes. Não perca essa leitura!

6 dicas sobre o que não fazer em uma entrevista de emprego

1. Atrasar

Esse é um erro grave, pois aparenta desinteresse e falta de comprometimento.

Para que isso não aconteça, pesquise sobre o endereço e o melhor meio de transporte para chegar até a empresa. É melhor chegar antes e esperar pelo recrutador, do que perder a hora e causar má impressão ou até ser eliminado.

2. Usar roupas inadequadas

Pense na roupa que vai usar, procure se vestir formalmente, mas sem exageros. Preocupe-se para que esteja limpa e passada, pois o contrário aparenta desleixo. Não esqueça de causar uma primeira boa impressão.

3. Falar mal dos empregos anteriores

Não importa o quanto foram ruins as suas experiências anteriores, alguma coisa você aprendeu enquanto trabalhou em cada uma. Se preocupe em contar apenas as boas experiências, suas contribuições e o aprendizado adquirido. Falar negativamente das empresas não trará vantagens perante os outros candidatos, então não o faça.

4. Mentir sobre qualidades pessoais e profissionais

De forma alguma utilize esse artifício pensando que vai conseguir enganar a todos e obter o emprego. Mesmo que você deseje muito preencher a vaga, se no anúncio pede um determinado requisito que você não possui, não se candidate, caso contrário poderá manchar sua reputação.

5. Utilizar linguagem inadequada

Gírias e palavrões são proibidos em uma entrevista de emprego, caso os utilize, tornará sua imagem desacreditada e poderá ser desclassificado. Pense antes de responder as perguntas, seja claro e objetivo, caso não entenda a questão, não tenha medo de perguntar.

6. Esquecer de pesquisar sobre a empresa

Assim que for convidado para a entrevista, entre no site da organização e leia sobre tudo o que puder: missão, visão, valores e o que mais estiver disponível. Caso tenha alguma dúvida, anote e pergunte ao recrutador, assim você ganhará pontos por demonstrar interesse pela companhia. Jamais pergunte sobre folgas ou salário, a não ser que receba uma proposta.

Esperamos que estas dicas sobre o que não fazer em uma entrevista de emprego o ajudem a não cometer essas falhas, pois os impactos que atitudes como elas causam, prejudicam uma possível contratação.

Não esqueça de comparar com as anotações que pedimos para fazer no início do texto e procure não repetir nas próximas entrevistas.

Lembre-se de manter seu currículo sempre atualizado e busque aprimorar-se profissionalmente, com cursos que possam agregar suas qualificações e aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho.

Para ajudá-lo nessa jornada rumo à especialização, entre em contato com nossa equipe e receba nossas dicas sobre os melhores cursos na área de segurança e torne-se um profissional pronto para atuar em qualquer empresa do ramo.

Sem Comentários