O que você precisa saber para manusear armas de fogo de forma correta

Os profissionais de segurança que precisam portar armas devem observar os procedimentos de segurança ao manusear arma de fogo. Esses procedimentos são imprescindíveis para garantir a integridade de todos.

Da mesma forma, é preciso atentar-se ao uso correto dos produtos que são destinados ao equipamento, como as munições. Isso acontece porque um simples descuido pode causar acidentes e até mesmo tirar a vida de inocentes.

Neste post você vai aprender tudo sobre como manusear arma de fogo da forma correta. Acompanhe!

Quais são os principais cuidados para a equipe de segurança manusear arma de fogo?

Tratando-se de arma de fogo e segurança no seu manuseio, inicialmente é importante procurar uma escola que esteja habilitada a fazer esse tipo de trabalho. As escolas são credenciadas pela Polícia Federal (PF), e alguns grupos de tiro também têm esse tipo de treinamento.

A Escola Brasil de Segurança tem instrutores de armamento e de tiro credenciados pela PF, conhecidos como IAT (Instrutor de Armamento e Tiro). Após uma prova feita pela PF, essas pessoas são habilitadas a aplicar testes de armamento.

As pessoas que querem comprar arma ou necessitam ter o porte delas devem estar atentas à Lei 10.826 e seguir suas normas.

Como obter o porte de arma?

A pessoa deve ser credenciada para cada tipo de armamento que deseja manusear, ou seja, deve passar por treinamento e ser aprovada. Por exemplo: as pessoas habilitadas a usar revólver fizeram um curso de revólver — isso significa que cada um deve fazer o treinamento específico para o manuseio específico de cada arma.

A habilitação para tal é obtida por meio de uma prova, que deve ser marcada e acompanhada pela PF, sendo aplicada por um instrutor.

Quais são as instruções para manusear armas de fogo?

As instituições habilitadas pela PF transferem para esses profissionais os fundamentos teóricos e práticos. Separamos para você os procedimentos básicos. Acompanhe!

  • Executar aquilo que é mandado ou comandado pelo instrutor.
  • Não apontar a arma para nenhum lado ou local que não seja seguro — é preciso ter o controle de campo.
  • Normalmente empunha-se a arma e aponta-a para baixo, com o dedo fora do gatilho. Ao empunhar a arma, você deverá ter conhecimento sobre os procedimentos de segurança, caso contrário, não toque na arma.
  • Tendo como exemplo o revólver, a pessoa que já é habilitada vai abrir a arma (rebater o tambor) e verificar os seguintes aspectos:
    • se há munição nas câmaras de explosão e no câmbio (de modo visual e tátil);
    • se a barita do tambor está fixa e funcionando;
    • se os parafusos de fixação da trava do tambor e do suporte estão em bom estado e fixos;
    • se a arma está funcionando nos mecanismos do gatilho.
  • Toda a inspeção é feita sem munição.
  • Após essa verificação, pode-se colocar munição na arma, rebater o tambor e colocar no coldre, deixando em condições de uso. Tudo isso é acompanhado de uma manutenção e inspeção prévia, deixando a arma limpa e seca para usá-la.
  • Após o uso, é preciso retirar as munições, inspecionar a arma novamente e fazer outra manutenção, garantindo o funcionamento no próximo uso.

Esse é o exemplo clássico do revólver. A pistola e a espingarda também seguem o mesmo procedimento. Antes de manusear uma arma, você deve abri-la, inspecioná-la, retirar as munições, municiar apenas após tratada, colocar as munições no coldre e deixar a arma travada na mão. Esses são os cuidados mínimos para operar o armamento.

Existe uma carga horária mínima para os cursos?

Depende do curso que a pessoa faz. Se for um curso de vigilante, são 20h para aprender a manusear a arma permitida pela categoria. Se for fazer uma reciclagem, são no mínimo 10h aula para revisão de fundamentos, manuseio, aspectos de tiro e execução — os cursos tem validade de 2 anos.

Existe um treinamento complementar de tiro feito quando a pessoa quiser. Esse treinamento também é previsto e controlado pela PF, sendo ministrado por profissionais credenciados e capacitados para a atividade.

Quais são as boas práticas para guardar uma arma?

A guarda do armamento e da munição precisa seguir um protocolo que não deve ser quebrado.

O local onde se guarda munições e armas deve ser reservado, seja na empresa, seja na residência do proprietário da arma ou no estabelecimento em que a empresa de segurança presta serviços.

Separamos você os principais cuidados para guardar uma arma de fogo. Acompanhe!

  • O local deve ser limpo e seco.
  • Antes de guardar o armamento é preciso secá-lo e limpá-lo totalmente, passando depois uma fina camada de óleo para colocá-lo no cofre.
  • A munição deve ser apenas limpa e seca, sem utilizar nenhum tipo de óleo. Ela deve estar separada da arma — se possível, em cofres diferentes.
  • Quanto à temperatura, é ideal que o cofre não proporcione exsudação da arma, ou seja, que ela fique enferrujada. Isso acontece em locais muito frios e muito quentes.
  • Uma arma é uma ferramenta, e como tal, precisa estar sempre em boas condições de uso para cumprir sua função.
  • Álcool e armas são incompatíveis em quaisquer circunstâncias — assim como drogas.
  • Ao portar uma arma, você está assumindo o risco de ter que utilizá-la. Portanto, treine sempre que possível. Isso pode evitar acidentes.
  • Sempre que manusear armas de fogo, verifique se elas estão carregadas. Até que você tenha certeza, mantenha-as apontadas para um lugar seguro.

Cuidado, responsabilidade e treinamento são extremamente necessários quando a questão é manusear arma de fogo. Muitos acidentes podem ser evitados e vidas podem ser preservadas se as regras e indicações que apresentamos ao longo deste post forem seguidas.

É importante ter cautela e ser minucioso ao manusear o armamento. Portanto, é fundamental contar com uma Escola de Segurança para aprender de forma efetiva a manusear o equipamento.

O uso consciente do armamento reflete a real importância que esse equipamento pode ter na nossa sociedade.

O que você achou deste post sobre manusear arma de fogo de forma correta? Conseguiu entender os principais aspectos? Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto!

Sem Comentários