Quais as características esperadas de um bom perfil profissional?

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus funcionários, buscando por pessoas dinâmicas e que tenham um perfil profissional proativo. Além disso, mais do que a qualificação profissional e as habilidades técnicas, as organizações esperam que os colaboradores tenham um bom desempenho no que se refere às habilidades relacionadas ao comportamento e às características de personalidade.

Nesse sentido, para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho, saber o que as empresas procuram em um perfil profissional é muito importante para o seu próprio aperfeiçoamento. Para ajudar você a sair na frente da concorrência, separamos 9 características esperadas de um bom perfil profissional. Acompanhe!

1. Paixão pelo que faz

Quando você tem identificação com o que faz, é mais fácil lidar com os desafios diários, estar motivado e empenhado para realizar suas tarefas, contornando situações de estresse e dificuldades do dia a dia. Essa energia é importantíssima para que outras habilidades sejam evidenciadas na sua personalidade enquanto profissional, e ainda ajudam a desenvolver e potencializar habilidades em prol do trabalho a ser realizado.

2. Inteligência emocional

No mercado de trabalho, é fundamental estar preparado para superar e suportar de forma adequada as adversidades, ainda mais na profissão de segurança.

Nesse cenário, o autocontrole, autoconhecimento e a calma para as situações do dia a dia e de estresse são fundamentais. Assim, ser cordial e administrar as próprias ansiedades contribui de forma ativa para a manutenção de um clima organizacional positivo, de efetiva colaboração e senso de equipe.

3. Foco

No dia a dia no trabalho, é fundamental se livrar das distrações e estar livre para fazer o que realmente importa, e com isso trazer os resultados esperados pela empresa.

O profissional de segurança, em especial, precisa trabalhar fortemente essa característica de se concentrar no que é realmente importante. Isso porque ele lida com pessoas e situações de risco dentro de uma empresa, sendo a atenção uma importante ferramenta de trabalho.

4. Sigilo

Ser discreto e manter em sigilo informações da empresa são características obrigatórias para todos os profissionais. O profissional de segurança tem acesso a diversos dados que a maioria dos outros colaboradores não possui. Por esse motivo, precisa ser discreto, evitar passar as informações que lhe foram confiadas, independente da natureza.

O ideal é direcionar os interessados na informação ao setor responsável. E mesmo quando você, enquanto profissional de segurança, estiver fora do seu horário de trabalho, precisa estar atento para não comentar assuntos do trabalho com a família ou amigos.

Deve evitar principalmente:

• comentar sobre horários de chegada e saída do carro-forte;

• número de pessoas da equipe;

• armamento utilizado;

• numerários;

• quais são os sistemas de alarme existentes na empresa.

5. Aprendizado constante

Uma pessoa com bom perfil profissional tem a consciência de que precisa estar sempre aprendendo. Por isso, é importante manter uma rotina de leitura e estudos sobre sua área de atuação, além de se manter atento às notícias.

O interesse pela empresa em que trabalha, e a busca pelo cumprimento das metas da empresa, também revelam que o perfil profissional está alinhado com os objetivos da organização. Assim, procurar corresponder às expectativas da empresa quanto à entrega das suas responsabilidades é muito importante.

Além disso, em uma entrevista de emprego, é importante deixar claro que você sabe lidar com as situações difíceis sem perder a vontade de persistir. Esta é uma habilidade muito valorizada pelas empresas e um diferencial importante.

6.  Educação e gentileza

O mercado de trabalho continua valorizando todos os profissionais que zelam pela boa educação e cordialidade, já que essa atitude contribui positivamente para as relações interpessoais, o que também favorece um bom ambiente de trabalho.

Procurar ser pontual e tratar a todos com honestidade e respeito em qualquer situação também se configura como um diferencial importante na hora de conquistar uma vaga de trabalho.

Além disso, as organizações buscam por aqueles profissionais que, mesmo sendo inteligentes e confiantes, estão dispostos a admitirem as suas próprias falhas e outras lacunas de aprimoramento. Por isso, mostre que você está sempre disposto a aprender.

7. Comunicação

Saber se expressar de forma clara é muito importante para um bom relacionamento no ambiente de trabalho e em qualquer ocasião. Dessa forma, esforçar-se para o aperfeiçoamento dessa capacidade deve ser um exercício diário, que garantirá a excelência nas suas relações interpessoais e também no seu desenvolvimento profissional.

Para melhorar a capacidade de uma boa comunicação, procure ler bastante, manter-se informado e dialogar com pessoas que tenham opiniões diferentes das suas.

8. Proatividade

Ter iniciativa e perceber quando é preciso tomar uma atitude são habilidades de profissionais proativos. Essas pessoas buscam soluções para atender as necessidades da organização, sem que para isso alguém lhe diga para tomar tal atitude.

Além disso, a proatividade está relacionada ao ato de assumir controle e responsabilidade total pelas suas próprias ações. Para tanto, é preciso se planejar para alcançar os objetivos da função e antecipar necessidades, questões ou mudanças a médio e longo prazo. Isso quer dizer que a pessoa deve ter a capacidade de focar no que é capaz de trazer resultados positivos, não apenas no que é urgente.

9. Honestidade e ética

A idoneidade dos profissionais é fator básico para o seu sucesso em qualquer organização. Assim, quem acredita que a trapaça tem lugar no mercado de trabalho está muito equivocado. Atitudes como “querer levar vantagem”, seja em qual situação for, podem manchar a credibilidade do profissional. Dessa forma, seja qual for o seu cargo, a honestidade e a ética são fundamentais.

Enfim, podemos compreender que os principais requisitos para a contratação e a permanência na empresa são: responsabilidade, discrição, equilíbrio emocional e ainda fortes princípios éticos.

Além disso, é esperado de um bom perfil profissional que contribua para o desempenho das atividades e para os fluxos e processos empresariais. Também espera-se que esse profissional tenha vontade de aprender, esteja aberto às mudanças, saiba buscar e aplicar soluções para as questões do dia a dia e seja uma pessoa altamente conciliadora.

Se você gostou deste artigo sobre quais as características esperadas de um bom perfil profissional, confira também o nosso artigo “curso técnico ou profissionalizante, qual escolher?“.

Sem Comentários