Por que fazer um curso de segurança armada?

O ramo da segurança armada é um dos mais visados em nosso mercado atual: com um aumento da circulação de riquezas no mundo e com índices de violência cada vez maiores, a alta na procura por profissionais desse segmento foi inevitável.

Assim, o profissional que já tenha concluído o curso de segurança armada sai na frente dos demais na corrida por trabalho. Quem já passou pela capacitação está preparado para começar a trabalhar assim que é chamado por uma empresa, podendo iniciar suas atividades a qualquer momento.

Ainda não se convenceu? Continue lendo e entenda de vez por que fazer um curso de segurança armada e o que você precisa para começar. Conheça, também, quais as atividades desempenhadas pelos vigilantes!

O que você precisa para fazer o curso

O mercado da segurança armada está em ascensão, precisando sempre de novos profissionais devidamente treinados. Ainda que não haja um grande número de pré-requisitos para se trabalhar na área, eles devem todos ser devidamente preenchidos e comprovados quando da admissão em algum serviço ou trabalho.

Desta forma, para ingressar no curso de formação de segurança armada básico e abrir portas para os vários serviços disponíveis na área (podendo fazer especializações mais tarde), é necessário ter mais de 21 anos de idade, ser brasileiro nato ou naturalizado e apresentar a seguinte documentação:

  • documentos (RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, dentre outros);
  • cópia de diploma que comprove que o ingressante tenha concluído a quarta série do ensino fundamental (primeiro grau);
  • atestado de bons antecedentes e certidões negativas (Justiça Federal, Estadual e Militar);
  • exames médicos e psicotécnicos (por clínica indicada pela empresa responsável pelo curso).

Cursos qualificados são capazes de preparar o interessado para que realize um eficiente trabalho nas diferentes frentes que estão dentro do setor de segurança privada, seja em instituições privadas ou públicas, residências, ambientes corporativos ou eventos de todos os portes (incluindo os de grande escala, como shows internacionais).

Vale observar que os profissionais que já tenham concluído o curso de formação também podem investir na realização de cursos extensão, supervisão e cursos extracurriculares.

Valor médio de investimento e conteúdo do curso

O investimento para a realização de um curso de segurança armada não costuma ser alto, especialmente em razão do potencial salário que os vigilantes podem vir a receber estar geralmente acima dos valores de salário mínimo vigentes no Brasil.

O curso de Formação de Vigilantes da Escola Brasil de Segurança, por exemplo, que é um dos melhores disponíveis, pode ser dividido em seis parcelas de 150 reais e contar com desconto para pagamentos à vista.

Cursos intensivos de formação básica são ministrados em 20 dias, somando, no total, 200 horas/aula, ocorridas de manhã e no período da tarde (de segunda-feira a sábado). Já os cursos no período noturno possuem a mesma carga horária, mas são ministrados em 50 dias (de segunda a sexta-feira).

Seu conteúdo geralmente conta com lições de:

  • manuseio de armamento e aulas de tiro;
  • técnica da entrevista prévio e estudo de criminalística;
  • estudo de direitos humanos e legislação aplicada;
  • relações humanas no trabalho de vigilância;
  • noções de segurança privada;
  • estudo de radiocomunicações;
  • segurança eletrônica;
  • primeiros socorros;
  • prevenção e combate de incêndios;
  • defesa pessoal;
  • educação física;
  • vigilância;
  • gerenciamento de crimes;
  • uso progressivo da força;
  • sistema nacional de segurança pública e crime organizado;

A Polícia Federal tem o prazo de até 60 dias, após a conclusão do curso, para enviar os certificados e diplomas dos vigilantes (embora costumem enviá-los muito antes disso). Logo após, ele está apto para exercer a função em qualquer empresa do setor.

Principais atividades dos vigilantes de escolta

O principal objetivo da escolta armada é coibir ações criminosas ou que causem danos a produtos, cargas, veículos e quem os transportam. No caso de vigilante na função de escolta armada, os veículos de escolta e os profissionais envolvidos no transporte são identificados, enquanto em outros o trabalho é feito de maneira mais discreta, com seguranças disfarçados e veículos normais.

Os seguranças de escolta armada podem ser contratados individualmente ou em conjunto com outras modalidades do ramo da segurança privada, como para o transporte de cargas e valores. Essa situação geralmente ocorre quando o produto possui valor alto de mercado ou conteúdo valioso, como é o caso de alguns itens ou documentos históricos.

Ainda assim, todas as atividades relacionadas à segurança privada seguem as diretrizes previstas pela lei brasileira e nenhuma delas pode estar acima da hierarquia determinada para os órgãos de segurança pública do país.

Ao finalizar o curso de formação de segurança com extensão em escolta armada, o profissional será capaz de identificar situações consideradas de risco, saber definir boas estratégias para a manutenção da integridade de patrimônios e pessoas, bem como gerenciar equipes de segurança, escolta, dentre outras atividades semelhantes.

Já empregados, os vigilantes comporão uma guarnição mínima de quatro pessoas por veículo (incluindo o condutor), ou de duas pessoas, para o transporte de objetos de menor valor. No exercício das tarefas de segurança, o profissional deverá utilizar exclusivamente munições, coletes e armas fornecidos pela contratante de segurança privada para a atividade a ser desempenhada.

A importância da atividade

As empresas que trabalham com escolta armada desempenham uma das mais importantes funções no setor de segurança privada brasileiro, contribuindo diretamente para a diminuição de crimes de roubos de cargas nas rodovias do país e exercendo atividade complementar à da segurança pública (embora, em hipótese alguma, seja capaz de substituí-la por completo).

Os principais ramos que utilizam os serviços de segurança armada são o de produção de medicamentos, eletroeletrônicos, alimentício, dentre outros. Em conjunto com a prática de gestão de riscos e o uso de tecnologias, como o rastreamento por satélite, diminui drasticamente o risco de roubo de cargas.

Além disso, profissionais capacitados são essenciais para manter a segurança física de comércios, empresas, patrimônios, eventos de grande porte (tais como Olimpíadas, Copas, shows etc), sendo essenciais para o bom funcionamento de estabelecimentos e processos que envolvem grandes quantias de dinheiro.

E então, entendeu a importância de se fazer um curso de segurança armada de qualidade e estar preparado para o mercado? Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que seus colegas também façam da escolta armada uma opção de emprego!

10 Comentários

  1. Onde fica essa escola ? E como faço para me inscrever?

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Nossa unidade de Belo Horizonte fica na Rua Curitiba, n° 500, 6° andar. Centro. Telefones de contato: (31) 3201-0708 Whatsapp (31) 98445-2427
      E nossa Unidade de Pouso Alegre fica na Avenida Antonio Mariosa (Perimetral), n° 3215, Jardim Yara. (35) 3421-9366 Whastapp (35) 98445-8576

      Estamos te aguardando!

  2. SANDRA MARIA DA SILVA Silva

    Ola gostaria de fazer esse curso.
    tenho 54 anos e sou de baixa estatura .
    devido a situações que ja passei fui orientada a fazer um curso de defesa pessoal.

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Tudo bem?

      Fazer o curso irá te possibilitar ter uma visão geral quanto a segurança, não apenas para defesa pessoal mas para evitar de possíveis situações de conflito.

      Para fazer o curso você pode conferir toda a documentação em nosso site. As datas dependerão do horário em que optar realizar o curso, matinal, intensivo ou noturno.

      Para maiores informações consulte nosso site:
      http://www.escoladeseguranca.com.br/

      Ou nos procure pelo telefone: (31) 3201-0708 ou pelo Whastapp (31) 98445-2427

      Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

  3. Naikel francês Batista

    Olá Bom dia!!
    Amo essa área estou trabalhando na área graças a Deus, mas acho que nos vigilantes precisamos de mais tempo de preparo tipo passar mais tempo com o armamento e etc. Também acho que PF deveria exigir mais tipo: mais documentos exigir 2° grau completo e cobrar também TAF pois nosso trabalho hoje em dia não esta muito diferente dos PM.

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Ficamos felizes em saber que você está atuando na área!

      Essas sugestões serão registradas para que possam ser discutidas e propostas aos órgãos competentes.

      Mas não se esqueça de se manter sempre atualizado!

      Estamos a disposição para melhor atender sempre!

      (31) 3201-0708
      (31) 98445-2427

  4. Jucimeire dos santos Silva

    Onde fica essa escola?

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Boa tarde,

      Atualmente a Escola Brasil de Segurança possui duas unidades: Belo Horizonte e Pouso Alegre.

      Em qual unidade você pretende realizar seu curso?

      Entre em contato conosco e saiba mais!

  5. Olha pessoal vale apena fazer esse curso pois paguei pro meu filho fazer esse curso e muito sério e pra quem realmente tem interesse em trabalhar nessa área de segurança pois meu filho adora esse trabalho pois sempre trabalho então eu paguei o curso pra ele si profissionalizar mais mesa área eu indico aos amigos pois vale apena mesmo até meu sobrinho também fez e hoje ele já está trabalhando nessa área da segurança armada

    • ESCOLA BRASIL DE SEGURANÇA (Autor)

      Bom dia,

      Ficamos felizes que os seu investimento teve o retorno do trabalho e da satisfação!

      A Escola Brasil de Segurança tem seu principal compromisso com a qualidade, em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho conforme as exigências da Polícia Federal e do mercado de trabalho.

      Estamos a disposição para melhor atendê-lo sempre!