Descubra 5 atitudes que ajudam na conquista do primeiro emprego

Muitas pessoas veem com pessimismo o processo para encontrar o primeiro emprego no Brasil, antes mesmo de começar. Isso porque, depois do quadro favorável que tivemos, com o aumento do salário-mínimo e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2004, a crise econômica global que atingiu o país, principalmente a partir de 2008, fez com que a efervescência do mercado despencasse.

Então, se você está se preparando para entrar no mercado de trabalho é importante que não siga essa linha negativa de pensamento, pois correrá o risco de perder grandes oportunidades.

Para auxiliar nesse processo, veja as dicas que trouxemos para ajudá-lo a conquistar o seu primeiro emprego!

1. Tenha objetivo

Ao pensarmos no início de carreira, é importante sonhar, compreender a nossa vida pessoal e profissional para planejar como atingir os objetivos almejados.

Após a definição dos objetivos, mantenha o foco e coloque-os em prática. Assim, você poderá montar suas estratégias para concorrer às vagas pretendidas e traçará as metas necessárias em curto, médio e longo prazo.

Além disso, fazendo isso, você se sentirá mais motivado e terá um maior comprometimento consigo mesmo, avançando etapa por etapa e sempre se visualizado mais próximo de seus objetivos.

2. Mantenha-se atualizado

Uma das principais características que é valorizada em um candidato é a sua disponibilidade para atualização. Essa qualidade indica o quão proativo você é para buscar novas informações, aprendizados e aprender competências. O mercado de trabalho é inflexível com o profissional que não procura o autodesenvolvimento.

Em uma entrevista, na qual foram comparadas duas pessoas que nunca trabalharam, há uma grande diferença entre aquela que formou e a que ainda se mostra à disposição para aprendizados além dos já adquiridos. Provavelmente, a segunda terá maior chance de ser escolhida.

Por isso, invista em atualização, faça cursos profissionalizantes e acompanhe as novidades sobre a carreira que deseja seguir.

3. Monte um currículo atrativo

O currículo é o primeiro contato que o seu empregador terá com suas habilidades e competências, por isso, é necessário planejá-lo lembrando que alguém o lerá, deixando-o mais claro possível.

Diante de uma pilha de currículos, o recrutador precisa ganhar tempo, logo, na maioria das vezes, opta por captar as informações principais e julgar se o currículo merece ou não uma leitura mais detalhada.

Então, para deixar o seu currículo atrativo:

  • transcreva suas funções atuais e deixe-as em destaque;
  • mantenha seu currículo limpo e bem organizado — principalmente nas margens;
  • deixe os nomes dos cursos profissionalizantes em destaque para indicar credibilidade;
  • use algumas palavras-chave para auxiliar na identificação rápida de suas funções em relação à vaga que pretende preencher;
  • busque sempre o equilíbrio — não enfeite demais ou use várias formas de destaque como negrito, sublinhado ou itálico, opte por apenas um, preservando a clareza.

4. Seja persistente

É difícil conhecer alguém que cresceu por meio do trabalho sem batalhar. Por isso, é necessário, desde o início de seu planejamento, ater-se a investir em recursos que garantirão o desenvolvimento de seus planos. Lembre-se sempre de agir com estratégias organizadas abrindo margem para a adaptação, caso ache oportuno.

Muitas pessoas desistem de seus planos logo no primeiro momento, mas é necessário reconhecer que, por mais que os objetivos pareçam distantes, não é certo cair no comodismo ou desânimo e retroceder. Use cada etapa da busca do seu primeiro emprego como uma chance de aprendizado, mantenha-se persistente e dê exemplo por meio do empenho.

5. Faça um curso profissionalizante

O curso profissionalizante permite que o aluno, em pouco tempo e por um preço menor, esteja apto a ingressar no primeiro emprego ou buscar um estágio em sua área.

Essa opção tem chamado a atenção de pessoas em diversas faixas etárias e diferentes níveis sociais, por proporcionar desenvolvimento rápido para quem não tem tempo a perder e quer ser um profissional reconhecido.

Viu como é possível conquistar o primeiro emprego seguindo essas dicas práticas? Se gostou do post e tem muito mais a dizer, deixe o seu comentário e compartilhe conosco e os demais leitores a sua experiência!

Sem Comentários