Sucesso na profissão de vigilante: 8 dicas para estudar melhor

A profissão vigilante exige muita dedicação aos estudos, pois é necessário estar preparado para os desafios da função. Os vigilantes enfrentam, diariamente, situações para as quais o preparo técnico se faz necessário. São exemplos: a forma correta de abordar e proteger as pessoas contra roubos, incêndios e vandalismos, entre outras ameaças que rondam as empresas e estabelecimentos comerciais, dos mais diversificados segmentos.

Esse profissional tem o dever de garantir a segurança, fazendo o patrulhamento constante ou utilizando sistemas de segurança. Com isso, é possível manter um olhar atento sobre o local monitorado. Além disso, o vigilante, quando formado, deve prezar sempre pela discrição e isenção nas suas atividades, guardando para si informações sigilosas.

Ao fazer a segurança de uma pessoa famosa, por exemplo, será preciso manter em segredo a intimidade dessa celebridade. Em outras situações, como a escolta armada, deve manter sigilo sobre a carga que está monitorando ou transportando. Entretanto, além da boa conduta, também é preciso estar capacitado para a função.

E, como ocorre com toda boa formação, é necessário sua dedicação às provas. Pensando nisso, listamos 8 dicas para que você tenha sucesso nos exames, do curso preparatório para a formação de vigilante. Acompanhe!

1. Escolha um local tranquilo

O local destinado ao estudo deve ser bem escolhido, pois ele é muito importante para o seu sucesso no dia do exame. Afinal, esse ambiente deve proporcionar a tranquilidade necessária, para que você possa se concentrar no conteúdo abordado.

Se você tem dificuldade para se concentrar, por exemplo, escolha um ambiente que não tenha distrações, como familiares, televisão ou dispositivos eletrônicos.

Agora, se você é uma pessoa com fácil poder de concentração, é importante variar os ambientes de estudo para melhorar suas habilidades de memória.

2. Mantenha a calma

É comum, nos momentos que antecedem às provas, que o aluno fique agitado e até mesmo nervoso. Nessa hora, é importante respirar fundo e procurar manter a serenidade, para poder se concentrar nas questões apresentadas.

Após se dedicar alguns minutos à técnica de respiração, você se sentirá muito mais calmo e confiante para se dedicar aos testes. Mude a sua visão sobre a prova também, encarando-a como uma oportunidade de demostrar seu aprendizado.

Uma boa dica, para obter sucesso nos exames e provas, é considerar isso tudo como algo agradável, aquilo que você faz para subir mais um degrau em busca dos seus objetivos profissionais. Mesmo quando você não tem o desempenho esperado nos testes, essa experiência é útil para a próxima vez.

3. Tenha foco no objetivo

Ao se preparar para uma prova, mantenha o foco no objetivo de ser aprovado. Lembre-se de que todo esse processo servirá para que você fique mais confiante para este momento tão importante na vida de qualquer profissional que está se preparando para entrar no mercado de trabalho.

Além disso, foque em responder o que foi perguntado e não dê voltas para escrever as respostas. Lembre-se de ouvir com atenção as orientações passadas pelo professor, ou examinador, antes de começar os testes, e leia os enunciados de cada questão.

4. Fique atento à Metodologia

Para as provas discursivas, é preciso ser bem objetivo, no início e no final. No decorrer do texto, demonstre o máximo de conhecimento sobre o tema abordado. É importante você anotar a maior quantidade de informações, estabelecendo relações com outros assuntos que fazem parte do contexto abordado.

Você deverá definir conceitos e classificações, de forma rápida, e citar exemplos, quando possível. Isso deixará seu texto mais embasado, aumentando as suas chances de ser bem avaliado.

5. Correção linguística

Utilize a língua culta brasileira para responder às questões. Lembre-se de que a prova é um momento formal e, desse modo, você precisa se atentar para a boa escrita, evitando abreviações e termos mais coloquiais.

Fique atento também à sua caligrafia. Sua prova será lida por outra pessoa e, para que ela possa avaliar seus conhecimentos, ela precisa entender o que está sendo dito por meio da sua escrita.

Nesse sentido, estudar um pouco de português e ler bastante são atitudes que devem ser praticadas constantemente. Além disso, a leitura periódica ajuda você a crescer seu vocabulário, oferecendo também uma boa noção de estruturas gramaticais e de como fazer um bom texto.

6. Faça listas com palavras-chave

Uma boa técnica para você estudar é escrever uma lista com as principais palavras que fazem parte da matéria. Depois de definir essas palavras, faça a leitura delas e adicione dados relevantes, que se relacionem com elas e com o conteúdo estudado.

Essa técnica vai ajudar você na memorização de palavras, associando-as ao contexto no qual elas estão inseridas. Para facilitar esse processo, faça fichas de estudo.

7. Assista a filmes relacionados à matéria

Dependendo da matéria que você está estudando, é possível encontrar filmes que tenham algum conteúdo relacionado com o assunto que você está estudando.

Portanto, separe os filmes que melhor se encaixem na realidade do seu curso e prepare a pipoca! Dê preferência para filmes que você já assistiu antes, assim, você terá condições de entender o contexto e associar mais facilmente o conteúdo do filme com a matéria estudada. A vantagem dessa técnica é que você associa lazer e estudos!

8. Faça anotações

Use cadernos de anotações para deixar registrado o assunto que está sendo discutido em aula. Anote o título do capítulo, assim como os seus desdobramentos, e faça suas observações com relação ao conteúdo apresentado, incluindo as informações que o professor passou em sala de aula.

Estude esse conteúdo por, aproximadamente, 15 minutos todos os dias. Isso auxiliará você a organizar a sua memória de longo prazo, de forma mais ágil e eficiente.

Por fim, é importante destacar que uma boa capacitação é a chave para o sucesso em qualquer carreira, principalmente no caso da profissão vigilante, que é repleta de atividades que exigem conhecimento e uma postura adequada do profissional.

Se você gostou deste post com 8 dicas para você estudar melhor e ter sucesso na profissão de vigilante, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

4 Comentários

  1. Vanessa da Conceição

    Muito bom, me ajudou bastante, obrigado.