Quer descobrir como economizar dinheiro? Clica aqui e veja as dicas

Descobrir como economizar dinheiro é algo que muitas pessoas veem como impossível. A baixa renda é um dos problemas mais citados como justificativa para a dificuldade de economizar.

No entanto, mesmo que a renda mensal seja baixa, é necessário acreditar que é possível sim fazer com que o seu dinheiro renda. São as pequenas atitudes que podem gerar grandes diferenças no orçamento. Para quem acabou de conquistar a primeira vaga de emprego, essa economia pode começar desde o primeiro salário.

Se você quer descobrir como administrar melhor dinheiro e finalmente se preparar para realizar planos futuros, como investir em cursos técnicos ou profissionalizantes, continue a leitura deste post e veja como as dicas listadas aqui podem ajudar!

Controle seus gastos e suas contas

Muitas pessoas ainda não conhecem a importância de administrar seriamente seu dinheiro. Para gerenciar seus rendimentos, o melhor é fazer anotações em cadernos, planilhas ou aplicativos para gastos e contas.

Essas anotações auxiliam a ter uma visão ampla dos seus rendimentos, dos seus gastos e da sua renda extra. Dessa forma fica mais fácil pagar todas as suas contas em dia e não ficar devendo.

Assim, você fará um exercício de planejamento e evitará multas por atraso de pagamento, juros ou gastos desnecessários.

Analise suas futuras compras

Em determinados momentos, abrir mão de algumas compras ou adiá-las pode ajudar muito a economizar. Existem 4 perguntas reflexivas que auxiliam a avaliar a urgência das suas compras.

  1. O que você deseja comprar é realmente necessário?
  2. Essa compra cabe no seu orçamento atual?
  3. Como será a forma de pagamento?
  4. Se você esperar algum tempo, quais são as probabilidades do preço desse produto cair?

Antes de comprar, o ideal é não agir por impulso. Muitas pessoas têm problemas com gastos porque compram sem pensar nos riscos. Então, responda a essas perguntas e você saberá a urgência das suas próximas compras.

Use o cartão de crédito com responsabilidade

Lembre-se que o cartão de crédito é uma forma de pagamento, e não um tipo de gasto. Por isso, use-o apenas em situações em que é realmente necessário, como a compra de passagens ou para fazer um pagamento maior.

Caso contrário, o hábito de usá-lo com muita frequência em compras do dia a dia pode gerar muitas contas por impulso, fazendo com que você entre nos perigosos juros rotativos.

Economize nos momentos de lazer

Lazer é uma atividade muito importante, afinal, se trabalhamos tanto, é óbvio que gostaríamos de passar um tempo com a família ou com os amigos. Se você quer economizar, tome cuidado para não estourar o orçamento durante esse momento de diversão.

Por isso, procure novas formas de lazer. Existem vários eventos que são gratuitos, como peças de teatro, exposições ou programas ao ar livre. A ideia é pesquisar bem e encontrar qual é a atividade de lazer ideal para você.

Essa dica pode parecer difícil, mas no final do mês você poderá perceber a economia e, além disso, encontrar novas formas de se divertir.

Inclua suas economias na lista de gastos

As economias devem — assim como as contas de luz, água e internet — estar na lista de gastos. Imagine que esse é um pagamento tão importante quanto as outras contas. É um compromisso consigo mesmo!

Reserve uma quantidade de dinheiro e coloque na poupança, transfira para uma aplicação ou encontre uma forma segura de guardá-la. É assim que você começa a poupar. Mesmo que seja pouco, guarde dinheiro. Não tenha receio, pois no final essa quantia fará muita diferença.

Aprenda com o passado

A reavaliação é muito importante para observarmos os nossos erros e não cometê-los novamente. No nosso emprego, por exemplo, como bons profissionais, a autoavaliação é a chave para o crescimento na carreira.

É fundamental entender como foi o consumo no passado para identificar erros e evitar cometê-los no futuro. Às vezes passamos por uma bola de neve financeira, e mesmo depois de quitar as contas, não aprendemos com os erros e tendemos a repetir os mesmos problemas.

Por isso, identifique quais foram os seus principais equívocos financeiros cometidos no passado e tente não cometê-los novamente.

Notou como economizar dinheiro não é algo impossível? Você tem alguma dúvida ou ideia sobre esse assunto? Deixe um comentário!

Sem Comentários