Saiba como descobrir o seu talento profissional

Uma pergunta que muitas pessoas se fazem é “qual o meu talento profissional?”. O problema é que bastante gente ainda não sabe o que pode oferecer de bom para conseguir um emprego.

Antes de procurar respostas para essa pergunta, precisamos entender o que é talento. Continue a leitura para saber mais!

Descubra o que é talento

Talento é tudo aquilo que a gente consegue fazer com facilidade e habilidade, ou seja, é algo que parece natural. Há pessoas, por exemplo, que tem uma grande naturalidade em trabalhar em profissões relacionadas à segurança ou à vigilância.

Esses trabalhadores entendem a importância de sua profissão e, por essa razão, além de fazerem algo que faz parte de seus talentos, também investem na construção de um bom perfil profissional, se especializam, aprendem a ser ágeis, estratégicos e têm foco.

Muitas pessoas não descobrem o talento profissional por não conseguirem entender no que são realmente bons. Ou seja, o nosso talento está escondido e é preciso apenas alguns exercícios para encontrá-lo.

Dedique-se ao autoconhecimento

Autoconhecimento é quando conhecemos bem a nós mesmos. Investir seu tempo para o autoconhecimento é um passo importante para descobrir os seus talentos. Ao se conhecer, você poderá compreender que muitas partes de sua vida sofrem influência quando você usa bem os seus talentos.

Você pode começar a se conhecer por meio de questionamentos, como:

  • quais atividades as pessoas pedem para que você realize com frequência?
  • Quais atividades você realiza com facilidade?
  • Em quais áreas você recebe mais elogios?
  • O que você estava fazendo na última vez que ouviu “eu gostaria de fazer isso tão bem quanto você faz”?
  • Qual foi o seu foco durante sua educação escolar?
  • Quais trabalhos você já fez?
  • Em qual tipo de treinamento você já investiu?

Essas são perguntas básicas que devem ser respondidas com dedicação. Após respondê-las — é importante que essa atividade seja realizada por escrito — tente pensar em que áreas profissionais essas habilidades poderiam ser melhor usadas. Possivelmente, o seu talento profissional estará naquele meio.

Converse com outras pessoas

Ao mostrar suas ideias para outra pessoa, você consegue perceber erros naquilo que você mesmo está dizendo. Dessa maneira, você poderá corrigir o que não é positivo e valorizar o que é bom.

Por isso, procure alguém que você conheça e em quem tenha confiança. Depois, veja se essa pessoa pode conversar com você. A troca de experiências sempre é algo positivo. Aprendemos muito com o que falamos e com o que escutamos.

Anote o que o faz feliz

O mais importante não é chegar a apenas um resultado — por exemplo, “eu devo ser padeiro”, ou “eu preciso trabalhar como motorista”. O objetivo é ajudar você a buscar possibilidades de crescimento.

Por isso, após questionar-se e procurar alguém para conversar, é importante, baseado nos resultados, pensar em coisas que façam você feliz e anotá-las.

Ao saber o que traz satisfação para você, será possível imaginar o ambiente em que gostaria de trabalhar. Assim, terá consciência de onde procurar emprego, deixar currículos ou investir em cursos.

Aceite desafios para descobrir seu talento profissional

Outra coisa importante é saber lidar com as dificuldades. Para reconhecer o seu talento profissional, é preciso saber não só no que você é bom, mas também aquilo em que você precisa melhorar. Podemos chamar isso de pontos fortes e pontos fracos.

É assim que você lidará melhor com suas dificuldades, ficando em alerta para as situações que o deixam inseguro e investindo em cursos ou leituras que o tornem um profissional melhor.

Faça cursos diferentes

Ao perceber os seus pontos fortes e fracos, você saberá quais habilidades devem ser potencializadas (isto é, aquilo em que você já é bom mas pode ser ainda melhor). É preciso compreender que, apesar dos talentos, é importante investir em cursos e treinamentos para você poder competir e entrar no mercado de trabalho.

Notou como descobrir o seu talento profissional é algo positivo? Se você quer saber mais e se manter atualizado para o mercado de trabalho veja nosso artigo sobre a importância de um curso com certificado para o currículo!

Sem Comentários